top of page

Sr. Guigui

Onofre Ferreira dos Anjos (31/10/1926 - 08/05/2007) , conhecido como Sr. Guigui, nasceu em Goiás Velho. Mudou-se com a família ainda na década de 1920 para Santa Rita do Paranaíba (futura Itumbiara). No município, Guigui estudou na Escola Estadual Rui de Almeida, primeira escola de Itumbiara, e se profissionalizou técnico em eletrônica –através de um curso por correspondência–, dedicando-se à operação de máquinas industriais por 50 anos.

O Sr. Guigui dedicou parte de sua vida ao trabalho como projetista de cinema, desempenhando essa função nos cines Walter Barra e São Luiz. Foi encantado pelo cinema sonoro e as projeções cinematográficas.

O seu hobby era pintar cenas do cotidiano de Itumbiara a partir de fotografias tiradas por vários habitantes da cidade. A cidade homenageou o artista na capa da lista "Sabe (CTBC)" de 2008, ano em que  Itumbiara, localizada ao Sul do Estado de Goiás, completou o centenário histórico de sua emancipação política. A capa foi ilustrada com o  autorretrato de Sr. Guigui e reprodução  de três principais telas em que o artista remonta o cenário da Praça da República de Itumbiara, de 1950-1980.

Outra homenagem ao pintor ocorreu no ano de 2012, quando a unidade do Instituto Federal de Goiás – IFG,  localizada em  Itumbiara,  realizou concurso para escolha dos nomes do auditório e da biblioteca da unidade. O auditório da unidade recebe o nome de Onofre Ferreira dos Anjos que é o nome completo de Sr. Guigui

Sr. Guigui_editado.png
bottom of page