top of page

Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia

      A Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia, localizada na região central da cidade de Itumbiara, na Praça da República, foi a primeira Igreja da cidade. Por volta de 1840,  João Rodrigues, fazendeiro da região faz uma promessa a Santa Rita de Cássia, pedindo a graça de cura para seu irmão Antônio Rodrigues. Honrou a promessa feita e junto a ele outros fazendeiros da região também doaram terras para levantar a capela. Joaquim Bernardes da Costa foi um dos doadores de terras para a Igreja, conforme Título de Doação de terras registrado em 11 de janeiro de 1842 e parcialmente transcrito nesta página.  

 

Trecho do Título de doação do patrimônio de Água Suja

"Digo, eu Joaquim Bernardes da Costa que, entre os bens de que sou senhor, e possuidor com livre e geral administração há bem assim huma sorte de terras de cultura e campos de criar da parte do Ribeirão  Água Suja com a mata, emcostada ao rio Paranahyba, divisando com patrimônio do Porto e com a istrada que vai para caxoeira e por esta até o ispigam de diviza com Adão  Rodrigues e por esse abaixo feixar o Paranahyba. Cujas sortes de terras acima dito e sem constrangimentos de pessoa alguma, dôo  a Santa Rita para seu patrimônio segundo a Cappela de que se pretende levantar auxiliado pelos procuradores Adão ruins João Roiz, João Roiz de Souza e André dos Santos Pimenta" 

         

A Igreja mais antiga da cidade de Itumbiara, cuja padroeira deu nome ao local, já foi demolida e uma nova edificação feita no local. A primeira construção tinha sua entrada principal voltada para o Rio Paranaíba, diferente dos dias atuais, como se pode  observar em algumas das fotografias desta página. Assim como a Praça da República, Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia já passou por várias transformações e ampliações. 

FREIRE, Nilson de Souza. Nas barrancas de Santa Rita do Paranahyba – Jogos do poder em Itumbiara de 1830-2011. Itumbiara: Edição do autor, 2011. p. 26

A Igreja de Santa Rita de Cássia nas obras do Sr. Guigui

     Presente em muitas obras do senhor Guigui, a Igreja de Santa Rita de Cássia foi representada por esse artista com cores fortes e vibrantes. Uma observação importante é a presença  do Padre Florentino Bernejo, em muitas das telas do artista. Padre Florentino era amigo pessoal do Sr. Guigui com quem conversava bastante.               

    Compreende-se que o Sr. Guigui pintava conforme seus interesses afetivos e sociais. Era católico, assíduo na Igreja e estava em constante contato com a Igreja e com o amigo Padre Florentino, uma vez que trabalhava nos arredores da Igreja.   

            

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Igreja de Santa Rita de Cássia. Óleo sobre serriguilha. s/d. Sr. Guigui

    Podemos notar nas telas apresentadas nesta página, a figura em destaque do Padre Florentino. Mas podemos observar também detalhes do cotidiano da cidade: crianças brincando, uma pessoa em oração dentro da Igreja, Cine Brasil ao fundo.

     Assim como o Sr. Guigui, muitos de nós registramos o que consideramos importante para deixar para a posteridade. E muitos desses nossos registros estão permeados de lembranças de outras pessoas, de acontecimentos que colaboraram para formação da cidade de Itumbiara. Que tal dividir essas memórias e  histórias sobre a cidade de Itumbiara, sobre a Igreja de Santa Rita de Cássia? Registre nos comentários ou envie seu relato para o email historiadeitumbiraemtelas@gmail.com

Igreja_de_Santa_Rita_de_Cássia.jpg
bottom of page