top of page

Praça da República

  

         A principal Praça da cidade de Itumbiara é conhecida pelas constantes reformas que alteram sua arquitetura e características. Pouco resta da arquitetura original da Praça que era chamada de Praça Getúlio Vargas. Diariamente, milhares de pessoas transitam apressadamente por esta praça, buscando a rede de serviços localizada na região, principalmente, a rede bancária presente em torno da Praça.

Nesse vai e vem a praça já se transformou. E muito e muitas vezes. Algumas mudanças podem ser acompanhadas nas fotografias apresentadas abaixo.

        A Praça da República abriga a Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia e suas histórias seguem juntas nesta cidade. Palco de festas e apresentações cívicas e religiosas, feiras de livros e artesanato, a Praça segue cumprindo o seu papel.

 

       É uma praça com todas as características de outras milhares por este país. Mas, o que a faz diferente? Porque foi tantas vezes representada nas telas do Sr. Guigui? 

      O Sr. Guigui trabalhava no Cine Walter Barra como projetista e tinha como cenário diário a Praça. Observava o trânsito contínuo de pessoas, enquanto admirava o cenário. 

      A Praça era local de bate papo com amigos, entre eles, o Padre Florentino, figura recorente nas telas do Sr. Guigui. O coreto e o horto também lhe chamavam a atenção.        Havia uma preocupação do Sr. Guigui em registrar o que via, como forma de conservar para a posteridade a arquitetura, os costumes e as paisagens vistas das janelas do cinema.

        A neta do Sr. Guigui, Evellyn,  em entrevista, afirmou: "Meu avó tinha muito desejo de registrar o que via, as paisagens. Costumava dizer que um dia aquilo não mais existiria. Era preciso que outras pessoas vissem como era a cidade, como ela se transformava".

        A Praça pintada nas telas do Sr. Guigui valoriza o coreto, as azaleias e adquirem o olhar romântico do pintor sobre a cidade e sobre a Praça em especial. A Praça era local de bate-papo, de passeios, de namoros.

       Os registros deixados pelo Sr. Guigui nos permitem conhecer um pouco mais sobre a cidade, ainda que nos contem mais sobre o seu olhar sobre o local. Retomamos parte da história local a partir dos registros deixados por este pintor. Podemos conhecer  muito sobre um local, um período de tempo ou pessoas ao ouvirmos relatos, por meio de fotografias, recortes de jornais, diários, entre outras fontes.

 

Com certeza a Praça da República guarda muitas outras histórias e memórias. Você sabe de algum fato histórico, evento político ou social que marcou a cidade de Itumbiara  ou  a Praça da República? Conte-nos. Registre nos comentários ou envie-nos  seu relato no email - históriadeitumbiraemtelas@gmail.com.Compartilhe conosco suas memórias! 

Praça_da_República._Óleo_sobre_serriguil

Praça da República. Óleo sobre Serriguilha. s/d. Sr. Guigui. Acervo do Museu Major Militão Pereira de Almeida. 

bottom of page