top of page

 Como o Sr. Guigui pintava

        O sr. Guigui começou a pintar por lazer e transformou a atividade em uma paixão a que ele chamou de imortalidade. Enquanto funcionário do Cine Walter Barra, criava e pintava os cartazes de divulgação dos filmes em cartaz. Parte de suas pinturas compõem o acervo do Museu Municipal e apresentam uma característica interessante, que é o fato de serem criadas a partir de fotografias que chegavam até ele.

       O Sr. Guigui pintou inúmeras paisagens e retratos ao longo de sua vida. Destaca-se, em suas obras, a preferência por pintar a Praça onde se localizava o cinema em que trabalhou por aproximadamente 30 anos, a qual é retratada em muitas telas- local que abriga a Igreja Matriz e hoje é ponto de referência da história da cidade.

      O Sr. Guigui não datava suas obras, pois a datação, para ele, era um recurso utilizado pelos museus para catalogar seu acervo, não sendo relevante para suas produções artísticas. Utilizava de uma técnica de pintura peculiar, preparando e misturando as próprias tintas. Pintava sobre a seriguilha ou serguilha, uma espécie de tecido grosseiro de lã, de qualidade inferior. Era um material mais barato e utilizado pelo pintor por questões financeiras. O material utilizado pelo Sr. Guigui era considerado de inferior na realização de pinturas a óleo por sua irregularidade (rusticidade). Apesar de provocar protuberâncias leves, como se o pintor propusesse relevo à obra, o tecido precisava de um tratamento específico do artista plástico para receber a tinta. Outro de seus defeitos é sugar demasiadamente a tinta durante o processo de criação, tornando mais difícil e complexa a concepção da obra que seca de forma mais lenta. 

     

     

O que foi retratado pelo Sr.  Guigui

          O artista pintou de tudo um pouco... paisagens, locais importantes da cidade de Itumbiara, figuras religiosas e, em grande maioria, as obras do pintor destacaram pessoas estimadas por ele. Grande parte das obras do pintor retratam amigos, pessoas importantes de seu círculo social e familiares.

          Não se sabe a quantidade exata de telas pintadas pelo Sr. Guigui, nem onde se encontram algumas delas.  O Museu Major Militão Pereira de Almeida  conserva parte de obras e a família do pintor não pode quantificar as obras pintadas por ele.  No Museu Major Militão Pereira de Almeida foram registradas 51 telas, sendo que destas, 35 são retratos de amigos, personalidades políticas ou ilustres da cidade de Itumbiara ao longo de sua história e 16 telas de paisagens e estabelecimentos comerciais. As telas ficam expostas em dois diferentes ambientes: A Sala de reuniões onde se encontram 30 retratos e 01 pintura da Ponte Affonso Penna, e o Salão Principal de exposições, onde encontram-se 05 retratos e 15 telas com cenas de lugares da cidade.

          O Sr. Guigui pintou ainda aproximadamente 28 telas com uma mesma temática e as intitulou de “Coleção Jacques Costeau”. Tais telas foram inspiradas no explorador e pesquisador da vida marinha Jacques Costeau, e a coleção foi comercializada. Tal coleção é assim descrita pela neta do Sr. Guigui, Evelyn Ferreira

Meu avô pintou uma coleção de telas que ele vendeu, não sei para quem, eu era muito pequena na época. Mas me lembro das telas, porque ele havia pintado uma tartaruga enorme... e eu era apaixonada por ela. Ele gostava muito de assistir aos documentários de Jacques Costeau e deu seu nome à coleção. (Entrevista concedida em 30/04/2019)

 

        O Sr. Guigui pintava sempre a partir de uma fotografia ou imagem já existente. Quando se observa que tal ação é uma reinterpretação de uma ação já encenada em uma fotografia entende-se a complexidade da análise das pinturas dos Sr. Guigui. Percebe-se que em suas obras, o artista interferia na paisagem inicial. Isso pode ser observado nas pinturas feitas do FORD T, do Matadouro Municipal e da Prefeitura Municipal

        Observe as duas imagens, uma é uma fotografia, feita em Jataí - GO e a outra tem ao fundo a cidade de Itumbiara. Que inspirações e aspirações teriam levado o Sr. Guigui a realizar interferências na tela pintada? Deixe sua opinião, seu comentário. Quem sabe você conhece algo ou conheceu alguém que pode nos dizer mais sobre essa obra? Sobre esses lugares e pessoas representados?  

bottom of page