top of page

Casa Adelino

 

        Nem sempre Itumbiara teve as ruas movimentadas e o comércio ativo como tem hoje. Nos seus primeiros anos eram poucos os estabelecimentos comerciais, mesmo porque a população também era muito pequena. Assim como em outras cidades, as poucas lojas destinavam-se à venda dos mais diferentes produtos. Eram as famosas casas de Secos e Molhados.

 

        

 

 

 

 

 

           A tela aqui apresentada e pintada pelo Sr. Guigui é a casa de Comércio Adelino. A tela não tem data e foi pintada a partir de uma fotografia do local. Nesta tela podemos ver um grupo de homens que parecem posar para a fotografia. Olhando atentamente a tela podemos também obter informações sobre o período, como a arquitetura presente na região no início do século XX. As casas possuíam muitas janelas e portas, eram térreas e muito simples. Também percebemos que somente homens aparecem na pintura, o que nos revela que no período as mulheres ainda não participavam ativamente das atividades laborais fora de casa, ficando restritas ao trabalho doméstico. Outra observação que se pode fazer é a presença de um veículo na tela. Nas primeiras décadas da cidade de Itumbiara, apenas dois veículos circulavam pela cidade e um deles é este representado na imagem. Importante destacar que tela foi pintada anos depois da captura desta imagem, já que o Sr. Guigui sempre pintava a partir de uma fotografia. Portanto no período de pintura da tela o cenário apresentado na imagem já havia mudado. 

             A Casa Adelino era uma loja em que se vendiam os mais variados produtos, desde gasolina e querosene, que era comercializada em latas até produtos alimentícios, armarinhos entre outros. A loja era de propriedade do Sr. Adelino Lopes de Moura, que foi prefeito da cidade entre os anos de 1925 e 1926 tendo deixado o cargo para dedicar-se ao garimpo.  A Casa Adelino estava localizada onde hoje encontra-se o INSS, na Rua Paranaíba com Rua Floriano Peixoto. No mesmo local também funcionaram um hotel e o Hospital Dr. Metran.

               

               Você conheceu os estabelecimentos mencionados,  o hotel, o hospital ou a loja? Ou lembrar-se de alguém falar sobre estes espaços? Que memórias são despertadas por esta tela? Diga-nos do que se lembra. Você pode compartilhar suas lembranças nos comentários ou enviando seu relato para o email historiadeitumbiaraemtelas@gmail.com.       

 

Casa Adelino. Óleo sobre serriguilha. s/d. Guigui. Acervo do Museu Major Militão Pereira de Almeida.

Casa Adelino - Guigui.jpeg
bottom of page