top of page

Conhecendo um pouco da produção do Sr. Guigui:

O Ford 

Ford Modelo T de 1916, fotografado em Jataí, dia 22 de agosto de 1918, com Ronan R. Borges ao volante e Sidney Pereira de Almeida  Fonte:  Livro Cavalo de Rodas. Basileu França, 1979, p. 117.

Guigui. Óleo sobre serriguilha. s/d. Acervo do Museu Major Militão Pereira de Almeida. 

        Esta tela pintada pelo Sr. Guigui (sem data) está exposta no salão principal do Museu Municipal Major Militão Pereira de Almeida.  Ela retrata a Praça São Sebastião na primeira metade do século XX,  que hoje tem o nome de Praça Sebastião Xavier. Ao fundo, está representada a Prefeitura Municipal de Itumbiara (onde atualmente está localizada a Escola Municipal Rogério Ribeiro Mendonça – Floriano Júnior), e, à frente,  o Ford Doublé Phaeton, modelo T 1916.

        Chama atenção o fato de o artista mesclar duas fontes imagéticas. Para pintar o fundo da tela, ele se inspirou na fotografia da Prefeitura Municipal de Itumbiara inaugurada em 1934.

        O primeiro plano da tela foi pintado com base na fotografia que  registra o primeiro automóvel de Goiás, um Ford modelo T  de 1916, no "Olho d'Água" de Jataí, em 22 de agosto de 1918. Aparecem aí, além de Ronan Rodrigues Borges, o Sr. Sidney Pereira de Almeida e as Srtas. Luzia Toledo e Esmeralda de Carvalho, acompanhadas por duas meninas. Eles viajaram de Itumbiara para Jataí para  promover a estrada construída pela Companhia de Autoviação Sul Goiana S/A.

Foto.jpg

Fotografia da Prefeitura Municipal de Itumbiara na década de 1930.Acervo do Museu Municipal Major Militão Pereira de Almeida, Itumbiara, GO.

Além desses elementos fotográficos, Sr. Guigui inseriu, ao fundo, um carro de boi, uma carroça e casebres, e  à direita do carro, uma cruz.  Em entrevista realizada com a neta do pintor,  Evelyn Ferreira,  ela contou que, provavelmente, seu avó quis representar com a cruz o hábito dos habitantes de Itumbiara de fazerem   novenas,  aos pés do “cruzeiro”,  para pedir por chuvas.

Ao mesclar momentos,  espaços e objetos distintos na tela, o Sr. Guigui imprime e registra suas percepções do que considera bonito e relevante na história dos moradores de Itumbiara e no cotidiano da cidade.  Pessoas próximas a ele, como a professora Ilma Neres, explicam as recriações de Sr. Guigui, dizendo que   “Ele gostava de pintar e achava que ficava mais bonito [...].  Ele quis colocar o carro em destaque em um lugar bonito. Como ele achou que ali na Praça São Sebastião ele poderia pintar o Fordinho, ele pintou”. (Ilma Neres) 

E você? por que acha que Sr. Guigui pintou o carro em destaque, à frente, e os elementos associados à vida rural (casebres, carroça, carro de boi ) ao fundo?  Registre sua opinião no espaço dos comentários.   

bottom of page