top of page

Matadouro Municipal 

matadouro_edited.jpg

             O Matadouro Municipal apresentado na fotografia e na tela pintada pelo Sr. Guigui foi inaugurado em 1911.  Ficava localizado no final da Rua Tiradentes (onde no local está a Academia Performance). A Construção do Matadouro atendeu à necessidade de um local para o abate dos animais das propriedades criadoras de gado das redondezas. Atendia além de Itumbiara, as fazendas próximas, das atuais cidades de Buriti, Inaciolândia, Cachoeira Dourada. Apesar de pouco conhecido e pouco lembrado nos dias atuais, o matadouro era de fundamental importância.

            Os animais para abate chegavam geralmente pela Rua Tiradentes, o que exigiu que a rua fosse alargada para permitir a passagem dos carros de boi que transitavam pela região. Durante décadas o matadouro atendeu aos fazendeiros da região. Mudou de endereço na cidade por algumas vezes, sendo transferido para a Rua Adoniro Martins de Andrade (Antigo Clube Recreativo). Anos mais tarde, Radivair Miranda Machado transferiu o matadouro para o último local ocupado na Rua da Máquina.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Matadouro Municipal pelo olhar do Sr. Guigui

 

        O Sr. Guigui pintou o Matadouro Municipal a partir de uma fotografia feita no ano de 1940. Ao analisarmos a fotografia e tela pintada pelo Sr. Guigui, observamos que o artista fez modificações consideráveis na imagem original. O pintor não datava suas pinturas, portanto não se pode afirmar quando a tela foi produzida. Mas nota-se que o artista valorizou o local ao usar cores vibrantes para representar o matadouro, que para muitos era desagradável, fosse pelo odor exalado nas imediações, fosse pelo simbolismo ali presente: morte.

        Importante destacar também que o artista acrescentou elementos à tela produzida, que não estão presentes na fotografia (imagem original) como os animais vivos e as árvores que compõem a paisagem ao fundo da tela, embelezando-a. Nessa obra constata-se que o artista imprimia em suas obras uma versão do que ele gostaria que ficasse para a posteridade. A preocupação em registrar para as gerações futuras o que ele tomava como importante e necessário de ser rememorado.

 

O Sr. Guigui pintou esta e outras telas que podem ser conferidas no site. Ele representou conforme o seu olhar um período de tempo e um local que considerava importante. Você conheceu esse lugar ou sabe algo sobre o Matadouro que gostaria de compartilhar? Que memórias ou fatos históricos da cidade de Itumbiara são despertados em você ao observar essas imagens? Use o espaço dos comentários ou relate suas memórias enviando um email para historiadeitumbiaraemtelas@gmail.com. Compartilhe conosco um pouco da história de Itumbiara.

matadouro foto.jpg
bottom of page