top of page

Primeira experiência com os cards em sala de aula

            Para experimentar a contribuição dos cards para as aulas de História, no dia 19 de outubro de 2018, uma semana após as comemorações do aniversário da cidade de Itumbiara, compareci à escola Joaquim Mariano em Itumbiara, escola de Tempo Integral que atende alunos da alfabetização até o 5º ano. A minha presença já havia sido comunicada e preparada duas semanas antes ao contatar a equipe gestora da unidade escolar e acertar detalhes de como ocorreria a aula. Muito solícita, a equipe colocou-se à disposição para colaborar e contribuir para a apresentação do produto aos alunos. Colocou-me em contato com a professora da turma, com quem acertei os detalhes: horário, metodologia, recursos, possibilidades de atividades. 

            No dia combinado, compareci à escola e acompanhada da professora regente iniciei a apresentação do produto. Falei sobre a história da cidade e em seguida distribuímos entre os estudantes da  turma do 4º ano os cards. Durante a aula, orientamos os alunos a escanear o código presente no verso do card. o  que os  direcionou para a página do site. Nesta data utilizamos apenas dois cards: o autorretrato do Sr. Guigui e o card da Praça da República.  Esta aula nos possibilitou observar que os alunos desconheciam o código QR e na sala de aula nenhum dos alunos podia acessar telefone celular  ou outro equipamento que permitisse o escaneamento do código. Embora a escola tenha internet de boa qualidade, seu uso é restrito a funcionários e administração da unidade escolar. A internet e  smartphone utilizado para apresentar o site aos alunos a partir dos cards, foi providenciada por mim. A professora da turma também desconhecia o código QR e seu uso. Disse já ter visto o código, mas que não tinha conhecimento de sua utilidade e funcionalidade.

           Tive acesso à sala dos professores durante o intervalo das aulas e tive contato com outras professoras que também não conheciam os códigos QR e a possiblidade de usá-los junto a um site de memórias. Em conversa informal relataram a ausência de material disponível para as aulas de história local.

        Os alunos demonstraram interesse e fizeram muitas perguntas sobre a cidade ao terem acesso às imagens representadas nas telas do Sr. Guigui. Foram instigados a apontar diferenças e semelhanças entre o passado e o presente, a reconhecer locais da cidade nas fotos e pinturas. Alguns alunos observaram a ausência de mulheres nas pinturas e lhes chamou a atenção o processo de transferência da Ponte Affonso Penna de local. 

            Para que escaneassem os cards, convidei três alunos para usarem meu telefone celular projetamos a imagem do site na lousa com o auxílio de um datashow. A interação dos alunos com o material foi excelente e os cards demonstraram-se um recurso viável e instigante para a exploração da história local de Itumbiara. 

            Considerei essa primeira experiência exitosa, uma vez que o produto foi bem aceito, meus objetivos de envolver os alunos foi alcançado e a aprendizagem aconteceu de forma colaborativa e espontânea. 

Essa foi a primeira experiência com o uso dos cards com o código QR impresso.Foi realizada em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Itumbiara e foi realizada por mim, Eliane de Freitas, criadora do site e dos códigos QR.  Relate nos comentários atividades desenvolvidas em sala de aula com o uso das TDCIS. Ou envie para o email historiadeitumbiaraemtelas@gmail.com seu relato. Sua experiência será compartilhada neste espaço com outros educadores, alunos, visitantes do site. Divida conosco suas impressões e experiências! 

bottom of page