top of page

Prefeitura Municipal de Itumbiara

 

     Um dos edifícios públicos mais importantes de uma cidade é a sede do Poder Executivo Municipal, a Prefeitura. Abrigam documentos públicos importantes, são  o palco de decisões que impactam toda a vida e história local.  

          Atualmente a Prefeitura Municipal de Itumbiara localiza-se na Avenida Beira Rio, próximo a Ponte Affonso Penna, mas este não é seu único endereço. Parte dos serviços administrativos ainda são prestados na Rua Paranaíba, seu endereço anterior.  

       E curiosamente estes não foram os únicos endereços da sede do poder executivo municipal itumbiarense.  Conforme narrativa de Sidney Pereira de Almeida Neto, a primeira Prefeitura de Itumbiara localizava-se onde hoje encontra-se o prédio da Onolar (loja de móveis já fechada), na Rua Marechal Deodoro. Posteriormente mudou-se para a Praça São Sebastião, sendo construída e inaugurada na década de 1930. Ocupava o mesmo prédio, onde hoje está estabelecida a Escola Municipal Rogério Ribeiro Mendonça. Passou por algumas mudanças ao longo dos anos e é difícil reconhecer o local apenas pelas fotografias. Muito da história de Itumbiara foi oficialmente registrada neste local. Neste local permaneceu até a década de 1960, sendo transferida por um curto período de tempo para a Praça da Bandeira. Nessa área localizou-se onde hoje estão a Clínica Médica Santa Luzia. Poucos meses depois foi transferida novamente, mas desta vez para a Rua Paranaíba, sendo denominada Palácio Castelo Branco, seu endereço até a  transferência de parte dos serviços administrativos para o Palácio 12 de Outubro na Avenida Beira Rio. 

bottom of page